Sindijufe - MT

CONGREJUFE 2025: DELEGAÇÃO DE MATO GROSSO É DEFINIDA PARA O 12º CONGRESSO NACIONAL DA FENAJUFE

A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União) divulgou aos sindicatos de base a programação oficial do 12º Congresso Nacional da Federação – Congrejufe. O evento será realizado entre os dias 26 de abril e 1º de maio de 2025, em Foz do Iguaçu (PR).

Na pauta, estão temas de grande relevância para a categoria, como a conjuntura internacional e nacional, plano de lutas, enfrentamento às opressões, políticas permanentes, alterações estatutárias e organização sindical. Um dos destaques da programação são as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs), que aprofundarão os debates em torno das teses e propostas apresentadas.

No dia 26 de fevereiro, o Sindijufe-MT realizou assembleia para eleger os representantes que defenderão os interesses dos servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso no congresso. Foram eleitos como delegados: Juscileide Maria K. Rondon, Thiago Henrique Lopes de Castro, Márcia Regina Polidório, Luis Claudio de Campos Borges e Ademar Adams.

Já no último dia 22 de abril, foi realizada uma importante reunião entre os delegados pra debater a conjuntura atual e as teses que compõem a pauta do congresso. Também discutiram táticas e estratégias para o fortalecimento do plano de lutas da categoria para o próximo período. As discussões abrangeram tanto mudanças estruturais de interesse de todo o funcionalismo público, quanto questões setoriais, que, embora específicas ao PJU, refletem situações comuns a outros segmentos do serviço público.

Os participantes também ressaltaram a importância da presença ativa dos servidores de Mato Grosso nas instâncias sindicais e federativas. A participação é considerada essencial para articular as demandas da categoria e garantir que elas sejam ouvidas e atendidas pelos tribunais e conselhos, tanto regionais quanto superiores.

Para a delegada Márcia Regina Polidório, a participação no Congrejufe é fundamental:
“É uma oportunidade de fortalecer a categoria, definir nossas próximas lutas e mostrar o comprometimento das bases com a direção da federação que nos representa nacionalmente,”afirmou.

Já o delegado Luis Claudio de Campos Borges destacou o papel democrático do congresso:
“O Congresso tem enorme importância para o futuro da categoria. É nele que elegemos os dirigentes da nossa federação e deliberamos sobre estratégias e projetos por meio do voto, um verdadeiro exercício de democracia.” ressaltou.

O 12º Congrejufe promete ser um marco na organização e mobilização dos servidores do Judiciário Federal, contribuindo para o fortalecimento das lutas e da representatividade da categoria em nível nacional.

Veja a programação:

26/04/2025 – Sábado 1º dia
9h às 12h: Recepção das delegações
13h30: Início do credenciamento dos titulares
14h: Abertura
16h30: Painel – Conjuntura internacional e nacional
19h15: Encerramento do credenciamento do 1º dia
19h15 às 20h: Reunião das delegações
19h30 às 22h30: Jantar

27/04/2025 – Domingo 2º dia
9h: Abertura do credenciamento dos titulares
9h: Regimento interno do 12º Congrejufe e recursos
10h: Balanço da atuação da Fenajufe pelas assessorias
12h10: Eleição da comissão eleitoral
12h às 14h: Almoço
14h: Balanço de gestão e atuação da Fenajufe
16h15: Painel – Opressões e políticas permanentes
19h15: Encerramento do credenciamento dos titulares
19h15 às 20h: Reunião das delegações
19h30 às 22h30 Jantar

28/04/2025 – Segunda-feira 3º dia
9h às 10h: Reunião das delegações
9h: Início do credenciamento dos suplentes
10h30 às 11h30: Reuniões dos GTs para debate e aprofundamento da pauta do Congrejufe
12h: Encerramento TOTAL do credenciamento
12h às 14h: Almoço
14h: Votação do Regimento Eleitoral
15h: Painel – Organização Sindical, mundo do trabalho e unidade dos trabalhadores/as
18h às 19h30: Prestação de contas (maio de 2024 a março de 2025)
19h30: Encerramento
22h às 02h: Confraternização

29/04/2025 – Terça-feira 4º dia
9h às 10h Reunião das delegações
10h30 às 11h30 Reuniões dos GTs para debate e aprofundamento da pauta do Congrejufe
12h às 14h: Almoço
14h: Plenária Final (Pauta de reivindicações, plano de lutas e calendário de mobilização; Opressões e políticas permanentes; Conjuntura internacional e nacional; Balanço da gestão e atuação da Fenajufe)
16h15: Plenária final (continuação)
19h30 às 22h30: Jantar

30/04/2025 – Quarta-feira 5º dia
9h às 10h: Reunião das delegações
10h: Plenária Final (continuação)
12h às 14h: Almoço
14h: Plenária Final
16h30: Apresentação das chapas e dos candidatos(as) ao Conselho Fiscal
19h às 01h: Eleição da Diretoria Executiva da Fenajufe e do Conselho Fiscal (Gestão 2025/2028)
19h30 às 22h30 Jantar

01/05/2025 – Quinta-feira 6º dia
9h Posse da Diretoria Executiva da Fenajufe e do Conselho Fiscal (Gestão 2025/2028)
12h às 14h: Almoço
14h: Plenária final e encerramento
19h30 às 22h30: Jantar

 

Texto: Assessoria de Imprensa e Comunicação Sindijufe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Pesquisar

Acesso restristo

Área Restrita

Seja membro

Filie-se

Categoria